Amado Batista – História de Vida !

A exatos 60 anos atrás, nascia uma pessoa que mais tarde se tornaria um dos maiores nomes da musica brasileira, Amado Batista ao longo de seus 36 anos de carreira, soube como ninguém, lidar com a fama e com o sucesso.

Amado Batista veio de uma família muito humilde. Nasceu em uma fazenda em Davinópolis/GO na época distrito de Catalão/GO, aos 3 meses se mudou para a cidade de Itapuranga/GO. A viagem foi feita de trem com toda a família e a mudança foi em carro de boi,  chegaram só 60 dias depois.

Até os 14 anos, Amado e sua família eram agregados de fazendeiros e trabalhavam na roça. Plantavam de tudo, verduras, frutas e davam uma parte da colheita para os fazendeiros, em troca tinham uma casinha para morar. De ano em ano ia na cidade. Amado tem 12 irmãos.

Amado é o caçula dos homens. Perdeu seu pai em 1965. Nessa época se mudou para Goiânia. A vida na cidade grande foi difícil, no começo Amado trabalhava como faxineiro em uma loja de camisas, onde aprendeu a pregar botão, coisa que não esqueceu até hoje. Depois ele foi catador de papel de rua.

Desde criança Amado Batista sonhava em ter uma bicicleta, sempre ficava olhando as pessoas na rua andando, foi uma vontade tão grande, de não poder ter uma, que hoje Amado tem 14 bicicletas (é claro que distribuidas em todos os lugares onde gosta de descansar e divertir com seus filhos).

Quando morava em Goiânia, Amado Batista era muito satirizado pelas pessoas, porque não sabia falar direito, também tinha morado apenas na roça, realmente era muito caipira.
Desde pequeno adorava música, aos 6 anos ganhou uma gaita de um amigo do irmão dele e nunca mais parou de tocar. Aprendeu a tocar violão com 15 anos, pegava emprestado do seu irmão e tocava para as pessoas na cidade. Era fã de Roberto Carlos, dos cantores da Jovem Guarda e dos Beatles.

Sempre sonhando com a música, enquanto trabalhava em uma livraria, juntou todo o dinheiro que tinha (férias, décimo terceiro) e montou uma loja de discos na estação rodoviária de Campinas, bairro de Goiânia, chamada “RC 7″. Colocou seu irmão para tomar conta enquanto trabalhava na livraria. Com o dinheiro comprava mais discos. Assim sua loja foi crescendo e foi através dela que Amado conheceu vários artistas e pessoas importantes de gravadoras.

Na época da Ditadura Militar foi preso pela Polícia Federal e recolhido no Batalhão do Exército, por conhecer pessoas que eram contra o governo. Ficou 2 meses em reclusão. Foi a pior coisa que ele passou na vida, foi torturado, não o deixavam dormir.

Em 1975 gravou seu primeiro disco pela gravadora “Chororó”. Foi para São Paulo de carona com Ari Gonçalves, que era famoso como cantor. Também usou o mesmo estúdio do Ari para gravar, mas não obteve sucesso com o disco. Neste mesmo ano conheceu Reginaldo Sodré, compuseram juntos a música “Desisto”, o sucesso não poderia vir de outro nome, e Amado tinha certeza que iria dar certo. Daí até conseguir gravar foram vários obstáculos: O dono da gravadora Chororó não acreditava que Amado poderia fazer sucesso com aquela música, afinal o disco anterior foi um desastre. Mas por intermédio de Isis, filha do dono da gravadora, Amado conseguiu gravar. Bom… foi um estouro, mais de 100.000 de discos vendidos. O maior sucesso.

Como o disco não tinha foto, ninguém sabia quem realmente era Amado. Ele que continuava com sua loja, vendia os seus próprios discos e ninguém o reconhecia, mas faziam filas enormes para comprar o disco.

Depois do sucesso do primeiro disco,  as gravadoras grandes começaram a procurar Amado Batista. Ele assinou contrato de 4 anos com a Continental . Ganhou um prêmio de disco mais vendido do ano. A gravadora acreditava que o disco venderia apenas 100.000 cópias. Mas o novo disco lançado em 78 chamado “Sementes de Amor” com a música “Amor Perfeito”, vendeu 1 milhão de cópias. Faz 29 anos e essa música vende até hoje. Amado Batista viajou o Brasil inteiro fazendo divulgação.

A partir daí Amado passou a ser conhecido, ia sempre no programa do Chacrinha junto com grandes nomes como Roberto Carlos, Sidney Magal, Jerry Adriani, Giliard, Silvio Brito, Carlos Alexandre e outros. Ganhou 5 discos de platina, todos entregues por Chacrinha. Foi o grande apresentador que lhe entregou o disco de diamante, inventado na época para homenagear Amado, que tinha vendido mais de 1 milhão de cópias.

Apesar do sucesso Amado precisava de dinheiro e não sabia como pedir para a gravadora. O amigo Franco, pai dos meninos do KLB, que era um artista com mais experiência, aconselhou Amado a pedir 1 milhão. Ele seguiu o conselho e pediu 600 mil. A gravadora deu na hora. Amado nem acreditou e de uma hora para outra passou a ser rico: comprou uma casa para ele, uma para seu irmão e outra para a mãe.

A partir daí sua vida mudou. A cada disco um novo sucesso, hoje são 30 discos gravados e fãs espalhados por todo o país e exterior.

59 Respostas para “Amado Batista – História de Vida !

  1. Amado o tempo passou rapido de mais
    Já chegou os sessenta anos de vida
    Se deus quiser 70,80,90,100, até mais!!!!!!!!!!!
    Com muita saude felicidade e paz
    Feliz aniversário Amado
    Deus lhe proteja cada vez mais
    Que ele esteja sempre presente
    Nos show que faz
    Te amo de mais!!!!!!!!!

  2. Amado como é gostso ser sua fã
    já pedí a conta dos poemas
    pois não tem fim
    sempre que vejo um foto sua, vem inspiraçao em mim

  3. OI AMADO PARABENS MAS UM ANO DE VIDA CONOSCO BJS

  4. desde de criança ouso esta voz maravilhosa que sabe falar de amor como niguêm, por isso fasso questão de desejar á você meu idolo um feliz aniversário parabéns!!!

  5. aqui na minha cidade anda um cantor se aprezentado como ermao do cantor,o nome dele e Paulo Batista.gostaria de saber se eli tem algum conhecimento dese ermao,eli usa as musicas do amado como seu repertorio para se aprezentar.

  6. amado, o nome ja diz tudo ne vc e realmente o que podemos chamar de artista esta a tantos anos tocando o coracao do povao e nunca deixou a hulmildade de lado. parabens cara sou mais um fa seu dentre oa milhoes que vc tem queria ter a honrra de te conhecer pessoalmente um dia. abraço

  7. AMADO AMADO DE VERDADE SO TENHO 20 ANOS E DESDE CRIANCA ESCUNTO SUAS MUSICAS SO SUA FÃ , GOSTO DE VERDADE DE CADA CONÇÃO SUA ESTOU CADA VEZ MAS DESLUBRADA. MINHAS AMIGAS AS VEZES BRINCAVA VC GOSTA DAS MUSICAS DE AMADO BATISTA! E EU CURTA E GROSSA RESPONDIA . ESSAS MUSICA E DEMAIS( GOSTO DA MUSICA FOLHA SECA) SERA Q UM DIA AMADO VOU TER A OPORTUNIDADE DE TE CONHERCER) BEIJOS VOU TE CONTA COM SEGREDO AMO VC MAS DO Q MEU ESPOSO

  8. amado me chamo irene moro em olinda pernambuco e sou sua fãn desde quando comecei a te ouvir com 15 anos eu morava no enterior de carpina , te acompanho só mente pelos shows de pe. mais se eu realmente podece viajaria pelo mundo enteiro…
    até meu esposo virou seu fãn de tanto ouvir eu cantar são 25 anos de casado e muito mais de amado no meu coraçao…tudo de bom pra sua vida;;;

  9. ooooooooo!!!!!!! meu velhinho lindo ti amo muito amado meu nome e Aniza e eu sou grande fa!!!!! e moro em Brasilia,,,,,,,,,,,,bjooooossssssssssssssssssssss e eu fui no seu showwwww em brasilia e eu li deu o meu CD Salvador Rochedoooooo espero que esteja adorando os sucessos….xalll e um grande abraço!

  10. ola amado sou muito sua fâ eu te amoo aprendir a gosta de vc atraves dos meus pais ouvirem vc cantar muito sucesso pra vc te amooooo tenho 23 anos morro em brasilia.

  11. Ola Amado Batista esta tudo bem por brasil espero que sim por ca estado Unidos esta tudo bem poies gosto muito mas muito das suas musica elas sao bonitas pois gostaria se vies-se ao estado unidos fazer um show por ca era bom porque gostava de ver persoalmente este romatico desta musica porque gosto muito musica estou sempre ouvido as suas musica sou uma grande fa deseja muitas felicidade pela sua careira e muito anos de vida para continuar gravar musica com beijinho com mizade Esmeralda

  12. ADELSONN OLIVEIRA …(barao de Melgaço)
    AMADO BATISTA e com imenso prazer que venho atraves destas simples palavras dizer que tenho um grande carinho e adimiração pela sua historia de vida e pelas suas musicas!!!Me perguntaram! pq vc gosta das musicas de Amado batista ?eu respondi assim ;pq eu amei muito e sofri por amor !tem um trecho de uma musica sua, se não me engana e “perdido de amor”diz assim;quem ainda não sofreu de solidão não devia nem ouvir essa canção,quem não teve o privilegio de amar nunca me entendera!minha maeDona Batica adora vc aprendi com el!na minha casa todo dia se eu não ouvir suas musicas, o dia e vazio estamos te aguardando aqui na cidade dia 19 de maio existe uma legiao de fás que gosta de ouvir suas musicas sou loucutor da radio local”a voz do pantanal”que deus te abençoe e te proteja semple!!!!

  13. amado batista vc e um grande suceso

  14. GILBERTO INACIO DE UNIÃO DOS PALMARES ALAGOAS amado vc é uma dadiva de deus, te desejo toda felicidade do mundo, cara eu e meu filho DANIEL,somos teu fã,valeu amado.

  15. FUI no seu show em Vinhedo na Festta DA uva,foi maravilhoso ti vi de pertinho vc é muito lindo AMADO,ESPERO q vc venha ++++ vezes aquie em Vinhedo na festa da uva milhoes de bjsss ……….. DE sua fã Rosália

  16. Giovani Geremias

    Fomos um show em Forquilinha S.C, 12km de Criciúma. Valeu a pena !!!

  17. oi AMADO como gostaria de ir em todos show seu, mais como não posso, fico torcendo e orando para que tudo corra bem,para você e seus filhos e toda sua equipe musical ,porque todos fazem parte do seu sucesso.por isso desejo todo sucesso do mundo a essa família maravilhosa, todos já são um grande sucesso…………abraços a todos ….

  18. assistir o seu show em claro Dos Pocoes mg ,minha cidade e que show bom d++ ja estou sonhado com a hora de ve-lo cantar de novo. voce é mil ,quero te ver em claros mais vezes.meu cantor preferido unico, nao tem igual.

  19. ola bom amado batista gostaria de saber si ainda tem o disco de venil 77 ha venda gosto da musica .e um esta vida.sol vermelho quem sabe tenho a oportunidade ir um show anteciosamemte joao batista

  20. PARA VC SER FELIZ ACEITE JESUS CRISTO COMO O UNICO SALVADOR DA SUA VIDA

  21. para vc ser feliz aceite jesus cristo como seu unico salvador !!!!!

  22. meu grande amado ,que DEUS te luminem muito…vc e tambem seu grande irmao paulo que e meu grande amigo. ai em goiania.fica com DEUS… LUZIVALDO ANDRADE..

  23. amado realize meu sonho de te conhecer me chamo lurdes sou cearensa more aqui em sp nem que seja um telefonema para ouvir sua voz meu numero e11 992604993 beijos meu querido amado

  24. OI MEU É MARIA TERSA SOU SUA FÂ E GOSTARIA DE ASSISTE SEU CHOU AO VIVO

  25. gimario bento da silva

    amado sou seu fã desde pequeno que Deus te abençoe sempre. sonho em um dia te conhecer.Gilmário bento da silva. Campo formoso/BA

  26. adriana gomes de jesus

    Amado batista eu sou louca prá te conhecer pessoalmente querido sou sua fã desde quando eu era criança meu querido tenho vontade de conhecer vc eu sou daqui da BA:Salvador inclusive cada dia que passa eu estou ficando famosa por causa de vc querido .beijosss eu sou louca prá te conhecer pessoalmente conversar com vc e bater um papo super legal com vc querido te amo sou sua fã querido.beijossss e abraçosssss querido tchauuuu.

  27. o amado batista e o rei da musica eu amo ele

  28. sou ideusa de mg nao tenho como escrever o que sinto por vc desde que entendo por gente sou apaixonada por vc por suas musicas meu sonho e te abraçar pessoalmente participar de um shou seu ja vivi tudo isso no sonho mais nao mi conformo si vc pode me realizar este sonho moro em entre rios de minas mg ideusa lima bjs no seu coraçaõ fique com deus…

  29. Amado q deus te abencoe por mais um ano vc ja vai fazer seis decada q multiplique muitos e muitas decadas bjossssss te adoro…..

  30. ANDREIA ROBERTA

    SOU FÃ E APAIXONADA PELO O AMADO BATISTA E ESCUTO AS MUSICAS DELE DESDE QUE EU NASCI.EU DURMO E ACORDO ESCUTANDO AS MUSICAS DO AMADO BATISTA.

  31. cantor que cantar e suas musicas fala ao coração ao sentimente de ser humano que ouvir suas cansões. abraço e muita felicidade.

  32. Amado, tenho uma Historia muita linda e emocionante pra te contar , me de uma só oportunidade …
    Soou sua fã des dos meus 15 anos, e hoje ja estou com 29 …
    Estou pretendendo divulgar um livro e voce vai fazer parte dessa historia , voce vaii ser a primeira pessoa a ler esse livro antes de ser divulgado pelo Brasil enteiro , so não sei qando poderei realizar esse sonho …
    Mee uma oportunidade de ficar frente a frente com voce , tenho certeza que vc não ira se arrepender , tenho muitas poesias dentro do meu coração…
    Entre em contato comigo … valdirene.sousa@hotmail.com
    Um Grande Abraçoo ‘ sz

  33. Tii conhecer , pode não ter me trazido felicidade porque ñ tive a chance de ti conhecer pessoalmente ,
    A dor e a tristeza fica guardada dentro do coração por não pode jogar pra fora o que estou sentindo ,talvez se eu ti conhecesse pessoalmente eu teria motivos , pra agradecer a felicicdade, mais como eu sou Brasileira não desito, a esperança sempre e a ultima que morre . porem ela so acaba quando a nossa vida tambem acaba … Voce esta nos meus sonhos e nos meu pensamentos diferente de uma fã normal , sera se é esagero , eu ter tanta vontade de ti conhecer, eu digo e repito a minha força de vontade so acabara quando as minha forças se acabar, Deus mi deu a cabeça e a sabedoria o coração para pensar senir e se emocionar e ter cada vez mais , mais força de vontadede lutar por tudo aquilo que eu sempre quis ter na minha vida , a minha sabedoria por inquanto so esta guardada ns meus pensamentos e no meu coração, por problemas pessoais não posso jogar pra fora tudo que esta dentro d emim, mais a minha força de vontade de ti encontrar e tão grande que esta me dando força para lutar , contra a falta de sabedora ,tenho vergonha de falar qual e o meu problema , mais um dia todos vão saber, qual é o motivo , querer e não poder é sentir uma dor que não tem remedio ,pra ela, sonhos realizados é enfrentar as dificuldades, amizades verdadeiras e aquelas que estão do seu lado te apoiando pro que der e vier e dizendo vai enfrente que voce consegue, não aquelas que rir de voce quando voce vai falar dos seus planos . V de Valdirene E De esperança e A de Amado Batista <3

  34. eu gosto muito do amado batista

  35. eu sou apoiiiiiiixonada pelo o amado batista

  36. maria das graca da silva

    amado batista eu sou sua fa……….. meu sonho e te conhecer pessoalmente espero que esse dia chegue

  37. joao simao nunes ..mauriti ceara cel 088.97526638

    amado aqui é eu fã e cantor jota nunes ceara. minha historia nao é tão diferente da sua, mas graças adeus voce , vai viver muito mais …nao sei porque me comparam com sua vóz acho voce o unico..mas vai no you tub …ver jota nunes ceara abraço

  38. cresci ouvindo suas musicas, conheci meu marido, namorei, casei com ele ouvindo voce cantar, todas as coisas boas da minha vida foram embaladas por sua musicas .
    beijos!!!.

  39. tabem so fã do amado .compnho espirado nesse idulo gelson nascimento solitario

  40. estou muito alegre por que Amado vem participar e fazer o show de itaberaba Bahia neste são joão de 2013,sou sua fan a mais de 30 anos e gostaria muito,muito, muito mesmo de tirar uma foto a seu lado, seria a realização de um sonho de minha vida.
    beijo no coração

  41. AMADO SOU SUA FÃ ASSIM COMO MEU IRMÃO ACOMPANHAMOS VOCE DESDE 85 SUAS MUSICAS SAO LINDAS TE AMAMOS PARABENS PELA PESSOA LINDA QWUE VOCE É ABRAÇOS FAMILIA GIAROLO PARANA

  42. Elizamar Evangelista de Souza

    ola amado meu nome e Elizamar Evangelista sou sua fan desde criança meu sonho e le conhecer e gostaria de ganhar sua coleçao completa tenho muitas fotos suas moro em Acopiara [CE] gostaria de possuir uma foto sua de um metro mais na cidade onde moro nao tem moro na rua Francisco Pereira de Souza numero da casa 210 beijo meu amor te amo por isso vou le mandar essa frase que e pra deus sempre te abençoa [esta noite houve no ceu uma grande batalha perto de sua casa voce nao ouviu?milhares de anjos lutando, brigando entre se so pra ver quem ia cuidar de voce,a batalha durou a noite toda um anjo vence a vai as presas em direçao ao seu quarto,quando chega la fica emocionado ao ver voce dormindo ouve um psiiiiiiii quando ele olha na cabeceira da cama ver jesus te acariciando e jesus fala pra ele nao faz barulho que meu filho ta muito cançado deixa que dele cuido eu.

  43. querido amado batista pra mim nao ar cantor melhor q vc eu nasci ouvindo suas miscicas eu adoooro sua voz ,um abraço meu amado.

  44. Amado, eu sou sua fã desde quando eu tinha 5 anos de idade,o amo de verdade,ouço sua voz todo dia e peço a Deus que mostre um jeito de te conhecer pessoalmente, assim completarei a minha felicidade.Desde 1981vivo na esperança de realizar o grande sonho da minha vida,gostaria que soubesse a minha história pra que pudesse compor falando sobre. De Neide ,para Amado Rodrigues Batista. São J.da Barra,SP

  45. MEU AMADO OSSO SUAS MUSICAS DESDE 5 ANOS DE IDADE ACOMPANHO SEMPRE SUA CARRERA JA FUI EM VARIO CHOLS JA TIREI FOTOS COM VOCÊ VIAJARIA O MUNDO TODO PARA ESTA DO SEU LADO O MEU SONHO E PASSA UM DIA TODO COM VOCÊ REALISE MEU SONHO POFAVOR GOSTO TANTO DE VOCÊ QUE APRENDIM LER SEM ESTUDAR SO PARA SABE MAIS SOBRE VOCÊ QUANDO GANHEI UMA REVISTA DO MEU PATRÃO OLHAVA SUAS FOTOS OS DISCO A FASENDA VOCÊ ANDANDO DE BECICLETA AI ENTÃO FUI JUNTANDO AS LETRA ATE COMSEQUI LER TODA A REVISTA ENTÃO AMADO DEXA EU TE CONHESE MELHOR SO SUA FAN NUMERO 1 TE PEDI PARA CANTA A MUSICA MÃE NO SWOOL EM AGUS LINDA DE GOIAIS MAIS INFELISMENTE NÃO DEU CANTA ELA PESSOALMENTE PARA MIM VOL AGUARDA SUA RESPOSTA ATE O UTIMO DIA DA MINHA VIDA E CADA DIA TE AMANDO MAIS QUE DEUS TE PROTEJA E ILUMINE TODOS OS SEUS PASSOS UM BEIJÃO NA PONTINHA DO NARIS FICA COM DEUS

  46. AMADO EU CONHECI SUA HISTORIA DE VIDA VOL CONTA UM POUQUINHO DA MINHA MECHAMO JOZYANE SOU SUA FA DESDE 5 ANOS FUI ABADONADA POR PAI E MÃE AOS 2 ANOS DE IDADE EM UMA CIDADE DE MINAS GERAIS CHAMADA JANUARIA HOJE MORO EM BRASILA DF O MEU MAIOR SONHO E PASSA UM DIA COM VOCÊ E OVIR A MUSICA MÃE PESOALMENTE SE VOCÊ QUISER CONHESER O RESTANTE DESA HISTORIA ENTRE EM CONTATO COM MIGO EU TICONTAREI TIN POR TIN DES DEJA AGRADESO SUA ATENÇÃO BEIJO

  47. matheus lucas bide

    sua vida foi sofrida mais vc consegiu avitoria porque deus estava com vc nunca esquece de deus

    Deus e contigo

  48. Amado eu amo suas musicas,nunca tive chance de ver voce cantar ao vivo mas quando voce canta em qualquer emisora de tv os meus vizinhos me ligam amo voce, todas suas musicas para mim são mil, muitos abraços e beijosssssssssssssssssss te amooooooooooooooooooo!!!!!!!!!! por menos me manda uma mensagem para mim já é muito!!!!!!!!!!!!beijosssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!

  49. adailton flavio maciel

    Olá amado batista.eu e minha mãe adoramos suas musicas,principalmem te aquela que diz:sol vermelho.aqui vai nosso abração para vc.vc merece e muito mais

  50. olá amado batista e sou seu fã quando voce cantou em carandai custei pra arrumar o dinheiro pra ir no show mas eu consegui fui e vibrei muito ta vc e omelor cantor q eu coheco parabens e sucesso…

  51. Novamente no mês 02, dessa vez de 2014 e, já se repete mais uma data de grande importância para mim e para o mundo, o dia em que nasceu a grande estrela que brilha em minha vida desde os meus 05 anos de idade, essa estrela tem nome e sobrenome, Amado Rodriguês Batista.
    Hoje, 17/02/2014 é seu grande dia parabéns querido por mais um ano de vida, por mais uma vitória, por chegar aos 63 anos gosando de bastante saúde isso é o que importa e fazendo muito sucesso.
    Continuo na esperança de um dia te conhecer, sei que Deus vai ajudar-me a realizar esse grande sonho.

    Tudo de bom, e muitos anos de vida, te amo muito.
    O meu abraço, Ivaneide, de São Joaquim da Barra, SP

  52. silvanete da silva

    Bom dia. Sou fã ama ouvir todas as músicas de amado Batista

  53. ola Amado sou sua maior f~~a me chamo Neuza moro no município de Aral Moreira MS, o meu maior sonho é te conhecer, você é o meu idolo sou locamente apaixonada pelas suas músicas.Desejo que sempre faça muito sucesso que Deus te abençõe sempre.

  54. amado batista meus parabens atrasado mais de coraçao sou seu fam moru em juazeiro do norte ce meu sonho e um dia tira uma foto com voce valeu

  55. Mary conceição oi Amado em primeiro lugar quero te dizer que te amo muito,vc e suas musicas mim traz muitas alegria desde criança que gosto de vc,hj tenho 40 anos e meu amor e carinho por vc continua a msm coisa,sou cadeirante mas todas vez que tem show seu aqui por perto e tenho a oportunidade de ir to la no meio do povão te homenageando te desejo sucesso sempre …

  56. Sucesso Amado!!! Felicidades…. que Deus lhe de muita saúde e muitos anos de vida…Felipe

  57. Lucielda
    Amado. Eu. Sou. Sua. Fã. Meu. Sonho. E. Te. Conhece. Te. Amo. Muito.

Deixe um comentário

